Olá
pessoal !
No
último, 26SET2013, em assembleia realizada no Clube Municipal (Tijuca) os
professores da rede estadual decidiram pela manutenção da greve, iniciada em
08AGO2013.
No
início da assembleia um representante do setor jurídico do SEPE esclareceu aos
grevistas a polêmica criada sobre as ações da SEEDUC/RJ nos tribunais.
Resumindo,
a SEEDUC/RJ – segundo entendimento dos desembargadores do TJERJ – está dentro
da legalidade ao considerar a greve como ilegal e prejudicial aos interesses da
rede. Portanto, poderá lidar administrativamente com os grevistas visando
reverter o movimento.
O
blog não chega a afirmar que a espada de Dâmocles está sobre as cabeças dos
docentes da rede; mas tal alusão se acomoda muito bem a situação atual. Entretanto
não é necessariamente por conta da do round vitorioso da SEEDUC no ringue da
“judicialização”; mas muito mais pelo cenário que se configura – não tão longe
-no horizonte.
Resumindo
ainda mais. Saímos da penúltima colocação no ranking nacional e alcançamos a
11ª não porque a qualidade do ensino tenha melhorado; mas porque a metodologia
de resultados começa a apresentar sinais de que está se solidificando na rede.
Tal
metodologia precisava ganhar força e espaço na rede e por isso, já no primeiro
mandato do atual governo (ela) recebeu o estímulo que precisava ao culpabilizar
a escola e seus profissionais (mas nunca governos).
No
entanto, avançar rumo a um novo modelo de escola pública era necessário - através da capa da moralização – atuar em
03(três) pontos principais (não necessariamente na ordem que segue) :
- Retirar a autonomia da escola (GIDE);
- “Enquadrar” professores para além
do estatuto do servidor (RESPONSABILIZAÇÃO DO DOCENTE);
- “Sequestrar” as direções das UE’s
com a finalidade de estabelecê-las como peças fundamentais para a implementação
do novo modelo (“CURSO” PARA DIRETORES*).
* É
fato notório que algumas direções de UE’s da rede farreavam com as verbas
públicas; não cuidavam do patrimônio e eram marionetes de caciques políticos
locais e/ou regionais (que refletiam ou não os interesses do governo do Estado).
Portanto,
o início já predizia o que vivemos e o que tendemos a vivenciar nos próximos
anos; caso continuemos a achar que a coisa não é com a gente.
Pessoal,
professor não é ensinador; nem instrutor ou adestrador. Vamos acordar !!!
A
Lei 9394/94 diz que a educação deve preparar para a cidadania; no CM de cada
disciplina da rede fala-se em preparar o indivíduo para atual no seu tempo e
espaço (até que provem ao contrário subentende-se formar cidadãos); mas como os
professores podem formar cidadãos se eles mesmos estão abrindo mão de pensar a
sua realidade e de atuar como exemplos cidadania aos seus alunos ?
Finalizando, apresentamos uma pequena adaptação de um aforismo e também sugerimos mais leitura e um vídeo para reflexão.
Seriam sinais da pressão ? Assistam e tirem as conclusões..
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