Olá pessoal !
A greve fez com que o foco ficasse
concentrado em postagens relacionadas aquele momento e por isso, acabou sendo adiada
a sequência de uma postagem muito interessante sobre a relação educação superior
X empresa privada.
Veja bem, o tema não é novo
e muito menos há ineditismo da minha parte nas abordagens que se seguirão; no
entanto, como não falamos disso em novembro de 2013, podemos chamar de “assunto
inédito para o mês” (Rsrsrsrsrs...., faz parte rir. Ou rimos ou a saída é o
suicídio – outra piada – Rsrsrsrsrs...).
Sobre o assunto, o blog apresentou - partindo
de uma retrospectiva (a fim de dar reforçar o nexo e a importância do tema) -, inicialmente
uma postagem sobre o avanço dos sistemas privados de ensino sobre a rede pública de educação básica (através da oferta de seus “pacotes educacionais” e “soluções
em educação com ampla rede de suporte”) e depois fizemos outra postagem sobre o
avanço de grandes grupos privados na educação superior. E agora, lembraram ?
Pois bem, os tais
avanços criaram gigantes do setor educacional - principalmente - no ensino superior (como foi o caso da fusão Kroton-Anhanguera) que passaram a ter ações negociadas na bolsa de valores. Nessa linha, o episódio
mais recente foi a compra do grupo paulista FMU (Faculdades Metropolitanas
Unidas) pelo grupo estadunidense Laureate, em operação que produziu valores na
casa de R$ 1 bilhão de reais e um “ativo acadêmico” na ordem de R$ 14,7 mil
reais per alumnus.
As fusões e aquisições
levaram os deputados federais da comissão de educação da câmara a realizarem audiência
pública com o intuito de discutir o tema, no último 10/OUT/2013. Na ocasião, foi
ouvido – entre outros – o representante do grupo Kroton-Anhanguera (o vídeo que
acompanha a postagem é uma “degustação” da audiência).
A curiosidade fica por conta
da pergunta : Por que será que o grupo Laureate não comprou a Gama Filho (praticamente
falida – principalmente depois que o grupo da Estácio de Sá “jogou a pá de cal” ao fazer
marketing agressivo junto aos alunos da Gama oferecendo descontos
significativos para aqueles que migrassem para lá. Aliás, a Estácio também possui elevado ativo acadêmico), já que estão tão
preocupados com o acesso ao ensino superior dos jovens brasileiros ?
Ainda, o tema é interessante
porque traz em anexo outros temas como : financiamento estudantil; expansão das
universidades públicas; educação à distância; trabalho docente; qualidade de
ensino; crescimento econômico...
Enfim, apresento mais um
daqueles assuntos que são pouco ou sequer discutidos nas salas de professores,
onde a ênfase está mais voltada aos “benefícios concedidos pela benevolência”
da atual gestão da educação pública estadual e a apatia; baixo aprendizado e rebeldia
dos nossos alunos.
Sobre estes últimos, é claro
que devemos discuti-los; mas não haverá melhorias no quadro exposto se não
discutirmos, primeiramente, o modelo de educação que está sendo imposto na rede.
E, nesse sentido, ao discutirmos o modelo de escola que queremos estaremos pondo
em prática a pedagogia de Paulo Freire, tão citada nas reuniões pedagógicas e pelos “especialistas
em educação” da mídia (a ponto de duvidarmos se realmente sabem do seu
significado, já que “não se movem”) e tão pouco praticada pela maioria de nós
professores da rede, quando na verdade deveríamos fazê-lo.
“Me movo como Educador
porque, primeiro, me Movo como Gente”.
Aos que ainda tem dúvidas
sobre a pertinência da afirmação com a condição de professor da rede estadual,
podemos fazer uma “tradução” :
“Atuo como professor porque,
primeiro, atuo como cidadão”. Daí então faz muito mais sentido a ideia de formar cidadãos, já que você é um !
Finalizando, discutir o avanço do capital sobre a
educação pública deve fazer parte do cotidiano das salas de professores; bem como
discutir o modelo de escola que está sendo imposto; seus reflexos imediatos sobre
nossos alunos e qual o papel do professor nesse contexto de ameaças aos
direitos e a escola pública.
Conforme o prometido, a Degustação :
Conforme o prometido, a Degustação :
P.S.: Aqueles que desejarem um resumão podem escolher assistir/baixar os vídeos (conforme a ordem do link acima): nº.2; nº15; nº19; nº21 e nº25.
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