segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CONTINUANDO UM ASSUNTO INTERESSANTE

Olá pessoal !

A greve fez com que o foco ficasse concentrado em postagens relacionadas aquele momento e por isso, acabou sendo adiada a sequência de uma postagem muito interessante sobre a relação educação superior X empresa privada.

Veja bem, o tema não é novo e muito menos há ineditismo da minha parte nas abordagens que se seguirão; no entanto, como não falamos disso em novembro de 2013, podemos chamar de “assunto inédito para o mês” (Rsrsrsrsrs...., faz parte rir. Ou rimos ou a saída é o suicídio – outra piada – Rsrsrsrsrs...).

Sobre o assunto, o blog apresentou - partindo de uma retrospectiva (a fim de dar reforçar o nexo e a importância do tema) -, inicialmente uma postagem sobre o avanço dos sistemas privados de ensino sobre a rede pública de educação básica (através da oferta de seus “pacotes educacionais” e “soluções em educação com ampla rede de suporte”) e depois fizemos outra postagem sobre o avanço de grandes grupos privados na educação superior. E agora, lembraram ?

Pois bem, os tais avanços criaram gigantes do setor educacional - principalmente - no ensino superior (como foi o caso da fusão Kroton-Anhanguera) que passaram a ter ações negociadas na bolsa de valores. Nessa linha, o episódio mais recente foi a compra do grupo paulista FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) pelo grupo estadunidense Laureate, em operação que produziu valores na casa de R$ 1 bilhão de reais e um “ativo acadêmico” na ordem de R$ 14,7 mil reais per alumnus.

As fusões e aquisições levaram os deputados federais da comissão de educação da câmara a realizarem audiência pública com o intuito de discutir o tema, no último 10/OUT/2013. Na ocasião, foi ouvido – entre outros – o representante do grupo Kroton-Anhanguera (o vídeo que acompanha a postagem é uma “degustação” da audiência).

A curiosidade fica por conta da pergunta : Por que será que o grupo Laureate não comprou a Gama Filho (praticamente falida – principalmente depois que o grupo da Estácio de Sá “jogou a pá de cal” ao fazer marketing agressivo junto aos alunos da Gama oferecendo descontos significativos para aqueles que migrassem para lá. Aliás, a Estácio também possui elevado ativo acadêmico), já que estão tão preocupados com o acesso ao ensino superior dos jovens brasileiros ?

Ainda, o tema é interessante porque traz em anexo outros temas como : financiamento estudantil; expansão das universidades públicas; educação à distância; trabalho docente; qualidade de ensino; crescimento econômico...

Enfim, apresento mais um daqueles assuntos que são pouco ou sequer discutidos nas salas de professores, onde a ênfase está mais voltada aos “benefícios concedidos pela benevolência” da atual gestão da educação pública estadual e a apatia; baixo aprendizado e rebeldia dos nossos alunos.

Sobre estes últimos, é claro que devemos discuti-los; mas não haverá melhorias no quadro exposto se não discutirmos, primeiramente, o modelo de educação que está sendo imposto na rede. E, nesse sentido, ao discutirmos o modelo de escola que queremos estaremos pondo em prática a pedagogia de Paulo Freire, tão citada nas reuniões pedagógicas e pelos “especialistas em educação” da mídia (a ponto de duvidarmos se realmente sabem do seu significado, já que “não se movem”) e tão pouco praticada pela maioria de nós professores da rede, quando na verdade deveríamos fazê-lo.

“Me movo como Educador porque, primeiro, me Movo como Gente”.

Aos que ainda tem dúvidas sobre a pertinência da afirmação com a condição de professor da rede estadual, podemos fazer uma “tradução” :

“Atuo como professor porque, primeiro, atuo como cidadão”. Daí então faz muito mais sentido a ideia de formar cidadãos, já que você é um !

Finalizando, discutir o avanço do capital sobre a educação pública deve fazer parte do cotidiano das salas de professores; bem como discutir o modelo de escola que está sendo imposto; seus reflexos imediatos sobre nossos alunos e qual o papel do professor nesse contexto de ameaças aos direitos e a escola pública.

Conforme o prometido, a Degustação :


Mais vídeos aqui.

P.S.: Aqueles que desejarem um resumão podem escolher assistir/baixar os vídeos (conforme a ordem do link acima): nº.2; nº15; nº19; nº21 e nº25.

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